domingo, 9 de março de 2008

Domingo (Parte II)

Domingo é um dia sem poesia. Passa-se o domingo a toque de controle remoto. Esse dia de descanso é o mais cansativo. Cansado, sozinho. O olhar encurralado nos cantos da sala procurando displicentemente uma saída. Mas, do domingo, não há saída. A única porta que existe se abre de meia-noite, mas ela dá direto na segunda-feira. Coloco um CD e ouço os rangidos do chão de taco enquanto ele toca e eu rodo pela sala. Jantar (sorvete) sozinho. TV. TV. TV. Não tem poesia. Uma pia de cozinha no domingo à noite definitivamente não é poesia. É raro um dia autenticamente feliz. Um domingo, então, nem se fala. Um dia feliz é como um poema no meio de uma página de jornal. Bastavam dois versos de Pessoa entre a (milésima) notinha sobre a violência no Recife e a resenha de Ypiranga um, Sport, zero. É bom assim: uma felicidade numa forma que a gente nunca espera. Não sei o que fazer da vida. Pai acha uma coisa; e mamãe — que Deus a tenha — achava nada. E ela estava certa: no fim das contas, é melhor não fazer nada até a hora chegar. É como conversar, como dançar. Um instante que é simplesmente melhor que o outro, e ninguém se sabe por quê. O problema é que a espera é cansativa demais. Essa vida é de espera. Essa vida com programas de índios xingu e calouros-mirins. Essa vida de domingo, de dormindo. Domingo é assim: no fim do dia, tudo que resta é uma sensação de que ele se foi levando alguma coisa muito preciosa e deixando um vazio que ocupa, na exata medida, o peito. Tô pensando demais. Melhor mudar pro Faustão.

3 comentários:

Anônimo disse...

Domingo
dormingo
Dorme
IN go
go
gol
GOOOOOOOOOOOOL
Mim
Go
I Ching!

Anônimo disse...

Domingos são chatos mesmo. Cada hora tem, no mínimo, 120min.
Pra passar o tempo, das 2,1: Ou eu me entupo de trabalho e comida, ou fico melhor amiga do controle remoto (e tb da comida). Sim, domingo é um dia gordo e preguiçoso.
E outra, domingo é aquele dia q vc lembra tudo q tem pra fazer (e nunca tem tempo), no q deveria ter feito ... e que poderia fazer nesse dia tão inútil. Acho q a semana deveria ter 2 sábados, né? Seria muito mais útil e feliz.

Ah, e se tu mudasse pra Domingo Legal, eu cortava toda e qualquer relação q eu tenho contigo!

Bjo!
(vou bater cartão aqui.)

Unknown disse...

Adorei "Domingo (Parte II)"
É incrível, parece que estou vendo meus domingos!
Sempre procuro fazer mil coisas, mas tem hora que o domingo parece obrigar a gente a pensar em tudo que não deu certo, em tudo que a gente não fez. Parece que a vida vai passando por nós e nada acontece!
Enfim, o sono chega e a segunda logo aparece trazendo um pouco de esperança.
Bjos :D