segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A Não-Perspectiva

Se os limites do corpo humano fossem fronteiras que tolhem também a alma, não desejaríamos mais do que querem os cães e os coelhos. O espírito humano é feito de matéria etérea inquebrável, forjado na chama da vontade e resfriado no poço da razão. Do fundo de sua pequenez, o homem dobra a natureza contra ela mesma: no calor, usa a água; no frio, usa o fogo. Embora tenha arroubos de grandiosidade e demonstre sua força, na maior parte do tempo a Terra se curva aos desejos do mamífero sem pêlos. Não importa quão miserável a situação, o humano subsistirá como puder. Mas qual a fraqueza desse ser tão poderoso? A resposta é uma tautologia: a fraqueza do homem é o homem. Não é o homem contra o homem, e sim o homem contra si mesmo. O homo sapiens sapiens só sobrevive enquanto enxerga um futuro — capacidade que foi concedida a ele apenas. Isso é o que explica o fato de que homens e mulheres torturados, famintos, derrotados possam nascer vivos num novo dia. Do mesmo modo, por antítese, explica porque pessoas saudáveis, ricas, vencedoras acabam desistindo da vida e tomando a amarga pílula que sai do cano de uma arma. Ante a perspectiva de um não-futuro, valores e princípios acabam jogados ao vento, amores são desfeitos, riquezas são desperdiçadas, vidas tomam rumos inesperados. Enfim, não importa quão fundo seja o poço: o veneno do homem não é a desgraça, é a não-perspectiva.

6 comentários:

Liliane disse...

Exato! Eu estava comentando exatamente isso com outra pessoa, outro dia: o que destroi não é o desespero, é a desesperança. Desespero move pra algum lado, ainda que aos trancos e barrancos, mas desesperança estagna, imobiliza. É a falta de perspectiva... Muito bom o texto, e a reflexão. Beijo.

Unknown disse...

Concordo em gênero, número e grau!
Muito bom o teu texto.
=)

Malthus disse...

"Este nome é como alguém que está dormindo: só persiste porque sonha." Como sempre, massa o teu texto, velho. abraço

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

Desde mis BLOGS:

--- HORAS ROTAS ---

y

--- AULA DE PAZ ----

quiero presentarme

en esta nueva apertura

del eminente otoño.

Tiempo que aprovecho

ahora para desear

un feliz reingreso en

la actividad diaria.

Así como INVITAROS

a mis BLOGS:

--- HORAS ROTAS ---

y

--- AULA DE PAZ ----

con el deseo de que

estos sean del agrado

personal.

Momentos para compartir

con un fuerte abrazo de

emociones, imaginación y

paz. Abiertos a la comunicación

siempre.


afectuosamente :
MANUAL DE ASTRONOMIA






jose

ramon…

Luiziana disse...

Confesso que na maioria das vezes ando querendo tomar a amarga pílula que sai do cano de uma arma...

Cristovam disse...

...A medida do "sem-sentido" é a mesma de tantos desejos e pretensões...quando nos reconhecemos em nossa própria nadidade, mergulhados que estamos em tantos mistérios, somos mais felizes...
Parabéns por sua desenvoltura, competência e sensibilidade no processamento e elaboração de textos tão surpreendentes pela beleza e consistência...Abraços.