terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sobre textos alegres

É difícil encontrar um poeta que escreva bem versos alegres. E isto é o mais próximo que consigo de escrever um texto inspirado na alegria. Ela é um sentimento auto-suficiente, que se expressa somente através de sorrisos involuntários, brisas carinhosas e flores pacíficas. A tristeza é que exige mais, exige pensar, dizer, compreender. Estar triste geralmente é sinônimo ponderar — mesmo que seja sobre a mesma coisa várias e várias vezes. Se houvesse apenas alegria, talvez não existissem poemas, contos, romances. Não haveria tempo pra isso. Estar alegre exige apenas aproveitar instantes infinitos de uma inexplicável e inexprimível vontade de ser sem dizer. Imagens poéticas, por mais belas e agradáveis que sejam, estão embebidas numa melancolia profunda, encravadas na utopia de um mundo bom. É maravilhoso que esse mundo bom exista, mesmo que se apague com o ponto final de um texto.

5 comentários:

Unknown disse...

Espero que ela continue te inspirando!
=****

Malthus disse...

Tá dito. Só espero que você não tenha ficado chateado com a gente. Dissemos aquilo porque gostamos muito dos teus textos.

Abraço, monstro.

P.S.: Mas eu acho que... (cara chato! hehehe)

Alan Luna disse...

Professor Héber, excelente texto.
Abraço, Alan.

Catarina de Queiroz disse...

Hehehe... Pensando agora com bastante cuidado percebi que realmente você não faz o tipo "cara feliz" pra escrever textos alegres. Não que você seja morgado. É que eu só me preocupei de você estar sempre se sentindo daquele jeito quando escreve. Mas se é realmente ficção: mete bronca. Beijos

. disse...

Tanto faz, pra mim é só questão de opção. Grande hebert! Abraço meu velho!