segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Retrovisor

Nada mais curioso que o retrovisor. Parado num sinal, lanço o olhar automático que todo motorista conhece ao espelho central e sempre me aparece ali uma história, uma cena ou, pelo menos, um esquete. De dentro da nossa bolha automotiva, é o buraco da fechadura na porta do mundo. Quase sempre a cena é de algum tipo de asseio diário. A privacidade de um carro é como a intimidade de um banheiro. Sinal fechado, é hora de checar as auto-peças: olhar os pêlos do nariz, procurar aquele incômodo no dente, limpar o ouvido, antes de seguir pra vida. Mas nem só do cotidiano indiscreto vive o retrovisor. Nele estão guardadas acaloradas discussões marido-mulher, amigos semibêbados, taxistas entediados. Quando meu rádio está ligado, muitas vezes um casal de namorados, emoldurados pela voz de mogno de Elvis com cantos em bronze de Sinatra, beijam seu mais tenro e oportuno beijo. Se escuto o noticiário, o retrovisor é como uma TV estrangeira, com uma dublagem estranha das conversas do carro de trás. Melhor ainda são as crianças: sempre tramando alguma trela no banco traseiro, enfiando sua curiosidade em todas as bolsas e papéis que lhes fazem companhia. Às vezes, um cachorrinho maroto, de cara no vidro, tenta entender o show de luzes e cores das pessoas que não se importam. Estou vagando nessas divagações quando brilha o verde e meus olhos displicentes e autômatos deixam para trás a janela da vida inteira.

5 comentários:

Andrea disse...

Caramba!!! Tá muito bom este texto. Fiquei lendo e só me vinha na cabeça "sinal fechado" de Paulinho da Viola. O mesmo final para ambas as personagens, ou seja, seguir e seguir. Deixo aqui um trechinho da música: "Eu vou indo e você, tudo bem ? Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você ?".
Muito bom, meu amor.
=*****

Catastrótico disse...

"Olho no espelho, confuso, tenso: e se a vida for do outro lado? penso..."

de volta as leituras bacanas..ahah

B. disse...

Sensacional esse teu texto, pô!
Um dos (vários) trechos que eu mais gostei: "Se escuto o noticiário, o retrovisor é como uma TV estrangeira, com uma dublagem estranha das conversas do carro de trás".
Tu tem talento, jovem. Muito.

theo disse...

Tem horas que o retrovisor deveria falar e fica mudo, as vezes não enxergamos aquele motoqueiro fdp que insiste em transitar sob nosso ponto cego. Abraço...Theo

Unknown disse...

Será a crônica tão clara, honesta e simpática.