segunda-feira, 22 de junho de 2009

O Estranho

Depois de tantos anos, achei que já sabia. Num mundo que fazia sentido, as previsões do tempo estavam sempre certas. Achei que podia ler a mímica das nuvens, a língua de sinais de um céu que não tinha mistérios. Não via que a sombra estava sobre mim, e eu sonhambulando. Talvez eu tenha visto, mas pensei que havia amor suficiente em mim para conversar com sua mudez. Metida num silêncio escuro, você mente: “vamos superar isso”. Então, provei seus amigos, seus gostos, suas músicas, mas — por excesso de peso ou desprezo — não caíam bem: sufocavam meu pescoço ou apertavam meus braços, justas demais. Mesmo acertando em todos os presentes de aniversário, nunca soube o que você queria. Achei mesmo que podia prever a chuva nos seus olhos nublados. Quando o tempo esfriou e você não voltou pra casa, coloquei as gotas de nossa tempestade num copo vazio. Agora eu via que não era transparente, mas era com certeza insípida. Quando eu vou aprender a distinguir as nuvens dos sinais de fumaça? Enquanto tentava entender, me tornei um estrangeiro num mundo do qual nunca fiz parte — a não ser em todas as vezes que interpretei, com maestria, o papel do estranho que estava sempre ao seu lado.

Inspirado na letra da música Strange, de Tori Amos.

4 comentários:

Raquel disse...

olha, ta vendo, dessa vez ainda fui a primeira :). O texto está ótimo, mas é aquilo mesmo q agente conversou hj :P entao eu lembrei de uma coisa boa pra vc: www.cuteoverload.com , espero q goste, pelo menos sempre me deixa com high spirits. bjos

Unknown disse...

Muito bom mesmo! A parte que mais gostei foi "Quando o tempo esfriou e você não voltou pra casa, coloquei as gotas de nossa tempestade num copo vazio."

Liliane disse...

Inevitavelmente, o final me lembrou uma música:
"E resto da solo
nel mondo degli altri
all'ombra de un uomo
que ha voglia d'amarti"
(Il mondo degli altri, que conheço com Renato Russo, mas não sei se é dele).

Muito bom.

Luiziana disse...

Gosto de Strange, minha passagem preferida é "after all what were you really looking for
and i wonder when will i learn
blue isn't red everybody knows this..." mais pela sonoridade que pela letra mesmo!
Seu texto é lindo, tão lindo!